Tainacan e Omeka (análise comparativa)

Estudo comparativo entre softwares para gestão de coleções digitais à luz do esforço tecnológico para uso e implementação.
Um estudo realizado por: Dalton Lopes Martins, Daniela Lucas da Silva Lemos, Morgana Carneiro de Andrade

Ver e obter documento final: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/41208

Relacionados:

Tainacan vs AtoM, uma análise

Tainacan: Gestão de repositórios de acervos digitais

Tainacan – Colecções Digitais

Guia Open Monograph Press

Excelente tutorial (documento de 2021) disponível para download.

O guia compõe uma série de documentos técnicos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa firmado entre a ANVISA e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

O guia apresenta o passo a passo das principais funcionalidades oferecidas pelo sistema OMP, como: cadastro e submissão de manuscrito ao sistema, recebimento da submissão, participantes e acompanhamento do fluxo editorial pelo editor.

Fonte: http://bibliotecadigital.anvisa.ibict.br/jspui/handle/123456/190

Outros guias: https://revistascientificas.pt/tutoriais-omp/

Desenvolvedores do OJS já em testes com a versão 3.4

Estes testes parecem incidir nas etapas de submissão de artigos. De referir que os developers do OJS convidam a comunidade a ajudar nos testes. Para isso têm disponíveis 3 testes rápidos para que possam avaliar a sua viabilidade. Cada link é uma interface independente. Teste cada link separadamente.

Test 1
https://app.usabilityhub.com/do/df9024c8772b/2b4e title=”2 clicks”>2>
Test 2
https://app.usabilityhub.com/do/2834466c2e23/adee title=”1 click”>1
Test 3
https://app.usabilityhub.com/do/50f0868aaec9/3551 title=”2 clicks”>2

OJS / OMP / OPS 3.3 lançado

Veja o que há de novo na versão 3.3 do Open Journal Systems (OJS), Open Monograph Press (OMP) e Open Preprint Systems (OPS). Os downloads já estão disponíveis.

O OJS / OMP / OPS 3.3 traz várias mudanças esperadas e emocionantes, incluindo:

  • Melhor usabilidade e acessibilidade
  • Alterações no painel e menus de navegação
  • Melhorias na gestão de submissões
  • Mudanças na terminologia do tipo de revisão
  • Aprimoramentos para a gestão e comunicação de utilizadores
  • Novos recursos para revistas multilíngues

No GitHub terá uma lista completa das alterações na versão 3.3 e dos principais recursos.

Downloads: OJS, OMP, e OPS

OJS, OMP e OPS versão 3.3 candidata

A PKP anunciou que no primeiro trimestre de 2021 será lançada a versão 3.3 do OJS / OMP / OPS. Versões RC (release candidates) estão já disponíveis para teste e decorre trabalho nas traduções, documentação e desenvolvimento de plugins.

A versão 3.3 do OJS / OMP / OPS aborda várias solicitações de longa data, muitas das quais foram partilhadas por membros da comunidade em sprints da PKP. A seguir estão algumas das mudanças futuras que afectarão a forma como as plataformas serão usadas:

  • Mudanças subtis, mas importantes, na aparência do back-end editorial. Reconstrução da interface do utilizador para melhorar a acessibilidade.
  • Simplificação do processo de envio para autores, com um novo componente que permite aos autores enviar vários ficheiros de uma só vez, bem como a funcionalidade “drag-and-drop”.
  • Se já precisou de identificar submissões urgentes, planeadas para uma edição especial ou localizar submissões de edições publicadas, vai gostar certamente dos novos filtros de submissão associados a uma edição e editor.
  • Se usa a plataforma Mailchimp ou outros serviços de e-mail marketing para o contacto com os utilizadores, a versão 3.3 vai permitir a exportação de utilizadores no formato de folha de cálculo (Excel / CSV).
  • A notificação por função (papéis) está de volta! Vai poder enviar um e-mail a todos os utilizadores com uma função específica.

Se estiver interessado em experimentar a versão 3.3, a PKP convida todos os utilizadores da plataformas a experimentar as versões candidatas.
Observe que os pacotes a seguir devem ser usados ​​apenas para fins de teste e não são suportados fora deste uso:

OJS: https://pkp.sfu.ca/ojs/download/ojs-3.3.0rc2.tar.gz
OMP: https://pkp.sfu.ca/omp/download/omp-3.3.0rc2.tar.gz
OPS: https://pkp.sfu.ca/ops/download/ops-3.3.0rc2.tar.gz

Comparativo Omeka Platforms

Documento de grande utilidade onde de forma completa se comparam as diversas plataformas Omeka: Omeka Classic, Omeka S, Omeka.net.

Omeka é uma plataforma de código aberto para publicação na Web de colecções digitais. Desenvolvida com a colaboração das mais diversas áreas, instituições académicas, museus, arquivos e galerias, no seu desenvolvimento esteve presente a necessidade de criar uma solução simples e flexível mas com capacidade para armazenar e disponibilizar qualquer tipo de conteúdo (áudio, imagem, vídeo, etc.).

OmekaPlatforms-SideBySide.pdf

Se procura, ou deseja conhecer alternativa ao Omeka, recomendamos o Tainacan, uma plataforma para acervos digitais, em língua portuguesa. O Tainacan é uma solução suportada pela plataforma WordPress, destinada à gestão de repositórios de acervos digitais ou digitalizados, que permite flexibilidade e facilidade de configuração das informações de acervos ao mesmo tempo que mantém requisitos de uma plataforma profissional para repositórios.