O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de utilizadores. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos e validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates.

O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21. Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo.

O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

RESUMO do GNUTECA

01) Público-alvo e principais utilizadores: bibliotecários, órgãos do governo, gestores de escolas e faculdades, museus e escritórios de advocacia.

02) Características Técnicas: Framework, Base de Dados PostgreSQL, PHP, Apache, validação ao MARC21, protocolo Z39.50, AACR2.

03) Principais funcionalidades: Atende múltiplas bibliotecas com base integrada, respeita 100% o MARC21, totalmente WEB.